O Projeto
ILHAVIVA

Projeto de divulgação da biodiversidade da Ilha do Bom Jesus, visando a conscientização ecológica sobre a conservação das espécies remanescentes na Ilha

Histórico do projeto

O site ILHAVIVA é fruto do projeto de pesquisa intitulado Estuário da Ilha do Bom Jesus: Estudo das espécies da fauna e da flora para catalogação, divulgação e  preservação ambiental e foi elaborado com o intuito de unir as áreas do Design, Arte e  Biologia em prol da educação, conhecimento e preservação ambiental.

A Ilha do Bom Jesus, localizada no interior da Baía de Guanabara, na cidade do Rio de  Janeiro apresenta um rico ecossistema, contudo seu estuário costeiro sofre com o  grande aporte de resíduos sólidos, esgotos domésticos não tratados e poluentes  persistentes. O site oferece uma catálogo de registros em imagem e áudio da biodiversidade da Ilha do Bom Jesus, visando despertar a conscientização ecológica e a necessidade de manutenção e conservação  das espécies remanescentes na ilha.

Design participativo

O Projeto de Pesquisa contou com a metodologia do Design Participativo, que tem o objetivo de trabalhar sistemas de informação que buscam coletar, analisar e projetar soluções para demandas e problemáticas diversas, envolvendo a participação de usuários, desenvolvedores, pesquisadores e demais interessados.

Desta forma, nosso projeto conversou com pessoas residentes na Ilha do Bom Jesus, mais especificamente, estudantes, pescadores e trabalhadores do Parque Tecnológico, que convivem diariamente com a realidade e biodiversidade do local. 

O objetivo foi compreender a percepção dos frequentadores da Ilha do Bom Jesus e Parque Tecnológico a respeito da fauna e flora locais. Outra questão relevante foi a de ouvir sugestões de possíveis temas para uma sinalização interpretativa sobre a biodiversidade local e por fim, que sugerissem os melhores locais para uma hipotética instalação dessa sinalização. 

O processo de desenvolvimento de sistemas de informação deve ter como foco as necessidades dos usuários, que neste projeto, nos referimos sempre a pessoas reais que convivem com o espaço analisado e sua biodiversidade. Neste sentido, docentes, estudantes, moradores da Ilha do Bom Jesus e trabalhadores contribuíram no sentido de expor e discutir o cenário de ação e suas possíveis soluções a serem implantadas. Para a realização das entrevistas o presente projeto contou com a autorização do Comitê de Ética em Pesquisa – CEP CONEP. 

É fundamental que os projetos de sistemas de informação tenham em mente as necessidades dos usuários, e a participação de pessoas reais que convivem com o espaço e a biodiversidade, resultando em soluções de projetos eficazes e relevantes. A autorização do Comitê de Ética em Pesquisa é outro aspecto importante para garantir que o projeto seja conduzido de forma ética e respeitosa com as pessoas envolvidas.

Camargo & Fazani (2014, p.140), apontam estudos de Muller e Bonacin, quanto ao Design Participativo para sistemas de informação: 

“Segundo Muller (2002), Design Participativo envolve um conjunto de teorias, práticas e estudos relacionados com utilizadores (profissionais e trabalhadores) no desenvolvimento de software, hardware ou qualquer atividade relacionada ao computador. E segundo Bonacin (2004), DP é uma tecnologia que possibilita aos envolvidos uma visão diferenciada em que se tem a exploração de novas estruturas, protótipos de novos sistemas e requisitos de sistemas.”
(Apud Carmargo & Fazani, 2014, p.140)

Metodologia e Referências

Para o reconhecimento da biodiversidade da Ilha de Bom Jesus desse trabalho/site foram realizadas diversas expedições a campo cobrindo grande parte da Ilha, com exceção da área resguardada pelo Exército Brasileiro. Fotografias profissionais foram realizadas por Daniel Mello e Gabriel Mello a partir das quais, juntamente com observações em campo, foram realizadas as identificações de organismos da fauna* e da flora. Bibliografias específicas, como chaves de identificação e descrições taxonômicas, foram utilizadas para o reconhecimento taxonômico das espécies. Da mesma forma, foram feitas consultas à materiais depositados em coleções científicas a fim de comparação com os organismos encontrados na Ilha do Bom Jesus. Espécimes de coleções biológicas também serviram de base para as escalas das ilustrações científicas. Sempre que possível, especialistas nos grupos biológicos nos auxiliaram e/ou confirmaram as identificações. A lista de especialistas colaboradores encontra-se abaixo. Toda a bibliografia utilizada nas informações das espécies contidas neste site, exceto Aves, encontra-se aqui relacionada.

Instituições participantes do projeto

Realização
Financiamento
Apoio